MEGASIPATE SINDUSCOM - Proposta

O Marketing Club S/S Ltda. atende a área de Segurança no Trabalho com produções teatrais sobre temas de relevância, entre eles as Normas Regulamentadoras, e conceitos de Saúde Preventiva, sempre seguidos por um debate mediado entre a platéia, os atores e Técnicos de Segurança ou Agentes de Saúde.
Entre os seguimentos já atendidos podemos citar Educação e Transporte SENAT, SENAC e empresas de transporte como Andorinha S/A. Abastecimentos SABESP, GRUPO REDE CAIUÁ (Energia Elétrica) Construção Civil UNOESTE.
Tomando conhecimento da realização da Megasipat e das necessidades de entretenimento, integração e educação no decorrer da programação do dia, apresentamos para analise e negociação uma programação especifica para esta realidade.

ABERTURA

8h00
Performance Teatral

“ESTÁTUA VIVA”

6 atores distribuídos separadamente personificando os personagens da peça em cartaz
8h05min

1º Movimento
As estátuas se movem desmobilizando atenção
Cada ator convida o público que o rodeia para um Exercício de Concentração e Congelamento

8h 10min
Os atores congelam novamente se despedem a seguir

8h30min
Apresentação da Peça

“CHEGUEI MAIS CEDO”

Comédia sobre Segurança no trabalho
9h45min

Debate com Autor/ Diretor, Atores e Seguranças do Trabalho sobre o contexto da peça

10h15min
Encerramento do Debate

14h

“JOGO DE MíMICA”

Atores mobilizam o público para ao jogo de mímica, tema Saúde Preventiva.

Atores fazem as mímicas para o público adivinhar procedimentos, H1N1, LER, AIDS e Segurança no Trabalho. Podem-se premiar os vencedores do jogo.

14h30
Apresentação da peça

“DESTINO”

Sobre os perigos da contaminação do HIV/DST dentro do casamento

15h15min
Debate com Autor/Diretor, Atores e Agentes de Saúde

15:45h
Encerramento do Debate

16hs

Sessão de Fotos Performáticas com os Personagens das Peças
Os atores interagem com a platéia compondo temas relativos à segurança e prevenção, para compor as fotos

17hs

DESPEDIDA DOS ATORES

“Desafio da Corrente”

Com todos os presentes voluntários a participar da atividade de trabalho em equipe, enfatizando a necessidade de sermos coesos e solidários quando o assunto é prevenção


Peças:

“CHEGUEI MAIS CEDO”
Peça Teatral
Comédia/Educativo

Público Alvo:
Trabalhadores da Construção Civil

Objetivo:
Conscientizar e reforçar a necessidade de mudança de atitudes quanto as Normas Regulamentadoras de Prevenção de Acidentes no Trabalho


Interatividade:
O Texto pode ser adequado para a empresa contratante, com nomes e fatos comuns que venham a compor com o enredo e a identificação do público com a peça

Sinopse:
Dois trabalhadores da construção civil se vêem em um lugar estranho, até que descobrem que estão mortos e no purgatório das Nrs (Normas Regulamentadoras), criado no céu pelo “Todo Poderoso”, que estava cansado de ver seus filhos “chegando mais cedo’, por não cumprirem as “normas’ feitas por eles mesmos pra não morrer ou se ferir. (quem dirá as leis “Dele”)
Recebidos por um uma alma penada, por quem são interrogados para determinar as penas entre céu e inferno.

PARTE DO TEXTO
(O texto na integra encontra-se nas postagens mais antigas)

Texto:
Autor Edmilson Molina

Personagens
Nr1 Nelson Rodrigues
Nr2 Nivaldo Roberto
São Sebastião
Nr1 (mímico)
Nr2 (mímico)
Enfermeira
Médico

Em um ambiente minimalista e penumbra...

Nr2 __Quem é você?
Nr1__Nelson Rodrigues
Nr2 __Aquele?
Nr1__Aquele qual?
Nr2 __Boemia aqui me tens de regresso...
Nr1__Pois é, você deve ser meio ignorante mesmo, esse da é Nelson Gonçalves. Você ta vindo de onde? Pela sua cara faz tempo que não vê o sol!
Nr2 __Sol? Eu nem sei de onde foi que saiu tanta água. E você o que aconteceu com seu cabelo, nossa que cheiro de queimando.
Nr1__É, se viu só? Não sei como que eu sai vivo... (espanto) Nossa! Será que eu to vivo mesmo?
Nr2 __Se eu to falando com você, o que se acha?
Nr1__Esse é o problema, tua cara não é bem o que se poderia chamar de vivo. Deixa eu ver se você ta quente?
Nr2 __E daí? Ta quente ou não ta?
Nr1__Meu!!! Cê ta gelado?!!!! (perplexo e assustado)
Nr2 __Por que você ta me olhando com essa cara?
Nr1__Sei não! Tem alguma coisa errada aqui.
Nr2 __Por quê? O que você ta sentindo?
Nr1__Ó! Eu senti um baita dum calorão, mas foi tão grande, tão grande, mais tão grande que eu parecia que era uma baita faísca de tão grande.
Nr2 __E agora você não ta sentindo nada?
Nr1 e Nr2 juntos:¬¬__Nada ( se apalpando muito assustado)

UM OPLHA PARA O OUTRO E GRITAM DESESPERADOS ____Nadaaaa????????

Blecaute

No escuro

Nr2 __Por que tá tudo escuro?
Nr1__Você ta ai?
Nr2 __Uma voz diferente TôÔÔÔÔÔÔOÔÔÔÔ
Nr1__Quem falou tôoo?
Nr2 __Não fui eu!!
Nr1__Quem foi então? (Com medo)
Nr2 __Desculpe foi eu mesmo (rindo) é que eu tinha essa mania quando acabava a luz !

Acende a luz negra, os dois estão com roupas e acessórios fosforescentes, um olha para o outro e grita desesperado! A luz acende e apaga a cada grito um se assusta ainda mais com o fantasma do outro e dizem juntos já com as luzes acesas __- Você ta morto! Você também! O que ? um toca o outro

NR1__ Puta que o pariu !!! (com raiva)
Nr2 __Como assim?
Nr1__Como assim o que?Aquele desgraçado eu falei pra ele desligar o disjuntor. Eu não acredito! Por cauda daquele filha dum corno, desgraçado, filho de uma ronquifussa, Imbecil, pai de uma égua, sogro de um olho de cobra, irmão dum porco espinho, cunhado do cão chupando manga e sobrinho dum boezebuuuu, mãe na zona filho duma ....
Nr2 __Porra ? você ficou co raiva do cara mesmo hem?
Nr1__Meu ! eu falei pra Lee desligar o disjuntor. Puta (desolado) eu to morto.
Nr2 __Tudo bem eu também (consolando o outro)
Nr1__Olha com um ar de espanto e diz.... Há ta bom, nem vou assustar mais. E você como veio parar aqui?

Nr2 __Não tenho certeza, quando vi tinha água entrando por tudo quanto é buraco do meu corpo, era muita água forte vindo de todos os lados, foi tudo tão rápido que eu comecei a rodopiar pra tudo quanto é lado. Não sabia nem pra que lado nadar, ai... Eu me lembro de ta tentando respirar...


“DESTINO”
Drama sobre a AIDS no Casamento
Peça Teatral
Drama/Educativo


Público Alvo:
Trabalhadores em geral

Objetivo:
Conscientizar sobre a necessidade de prevenção da AIDS/DST dentro do casamento


Sinopse:
Na mesma semana em que fica sabendo de sua promoção Daniel descobre que está com AIDS, e que pode ter contaminado sua esposa e seu filho que está para nascer. Meio a toda tensão descobre que o quanto antes revelar a notícias maiores as chances de salvar o bebê e que a responsabilidade do destino neste caso esteve em suas mãos.


Personagens:
Daniel Augusto Vieira – Com 34 anos e 10 de construção civil recebe uma promoção que deve mudar sua vida
Maria Helena Vieira – 32 anos esposa de Daniel, professora do Ensino fundamental
Juliana Dantas – 25 anos Assistente Social membro da equipe de DST/AIDS.
Agatha Shummam – Estudante de Engenharia Civil, solteira a fim de aventuras.


Cena I
Terça Feira – 19:35h

Daniel sentado com sua esposa Maria Helena, fazem as contas e lamentam o dia a dia...
Maria Helena__ E se fizéssemos um empréstimo, naquelas financeiras que tem por ai? Quem sabe?
Daniel__ Lena, você tem i´deia de quanto cobram de juros, esta história é um buraco mais sem fundo do que já estamos, não vejo nenhuma saída , a não ser vender o carro.
Maria Helena__ E isso vai ajudar por quanto tempo? E depois, além de ficarmos sem dinheiro, sem carro, depois de tudo que passamos para conseguir um. E quando o Bebê nascer? Não o carro não. Isso não!
Daniel __ Que solução temos então?
Maria Helena__ Não sei, mas tenho certeza que vamos encontrar uma saída...

Cena II
Quarta Feira 14:30h

Daniel em sua sala entupido de serviço, entra seus supervisor
Conrado__ (Muito Sério, com um ar muito sombrio) Daniel! Por favor venha até a minha sala.
Daniel (levanta assustado e cauteloso) __Sim Senhor!
Na outra sala:
Conrado__ Daniel temos uma péssima noticia!!?? Você foi promovido..

Nenhum comentário:

Postar um comentário